Escleroterapia

O que é escleroterapia?

A escleroterapia também conhecido como "secar vasinhos de perna", consiste na infusão de substancias esclerosantes nos vasinhos através de agulhas de fino calibre, e está indicada para o tratamento das telangiectásica (vasinhos) mas pode ser usada no tratamento para varizes de maior calibre em casos selecionados. É um procedimento de baixo índice de complicações, sem necessidade de afastamento de suas atividades diárias.

Escleroterapia

Algumas pessoas apresentam minúsculas ramificações (varicoses), de coloração avermelhada, conhecidas também como vasinhos. Esses casos costumam ser assintomáticos e provocam apenas desconforto estético. São de localização intradérmica e apresentam baixo risco à saúde.

Quais os métodos de secagem de vasinhos?

  1. Escleroterapia convecional: Com uma agulha fina, o médico aplica a espuma esclerosante na veia doente.
  2. Escleroterapia a laser: Após uma avaliação, o especialista faz secagem do vasinho a laser.

ESCLEROTERAPIA CONVENCIONAL COM ESPUMA (polidocanol)

Esse procedimento é realizado com o auxílio de um aparelho de Ultrassom, e aplicação de espuma (polidocanol) no interior da varizes ou veia safena. A espuma é confeccionada através da mistura do polidocanol com ar, e sua ação esclerosante associada ao maior tempo de exposição no interior da veia promovem maior eficácia. O uso da espuma em varizes calibrosas apresenta maior risco de gerar manchas escuras na pele, porém é uma excelente opção nos casos em que o risco cirúrgico é alto (idade avançada, doenças associadas) e o objetivo não é estético.

Escleroterapia com Espuma

As maiores vantagens do uso do polidocanol em forma de espuma para o tratamento para varizes calibrosas são o retorno imediato às atividades, baixo risco e ausência de cortes. Após o tratamento com espuma não é necessário repouso, apenas o uso de meias elásticas. O uso da espuma em vasinhos tem excelentes resultados. Os principais riscos associados são as reações alérgicas, manchas de pele e trombose venosa profunda. É importante lembrar que a evolução das manchas de pele geradas pelo tratamento é benigna e, em geral, as manchas formadas desaparecem com uso de cremes clareadores.

Video Escleroterapia com Espuma

Não há necessidade de repouso. Recomenda-se somente evitar exercícios intensos no mesmo dia, retirar o micropore no mesmo dia e evitar o Sol nos próximos 2 dias.

Os vasinhos podem voltar após o final do tratamento da escleroterapia?

Não, uma vez que o tratamento foi realizado com sucesso eles não voltam. Porém, novos “vasinhos” podem aparecer, e geralmente aparecem, em pacientes com fatores de risco.

Há dor neste procedimento?

A intensidade de dor nas sessões de aplicação é muito variável e está relacionada principalmente à tolerância do paciente. Os pacientes costumam vir à sua primeira sessão com muito receio de sentir dor, e em sua quase totalidade, relatam que a intensidade de dor sentida foi muito aquém da que se imaginavam.

Alguns outros fatores também estão envolvidos:

  • local da aplicação: em locais como atrás do joelho e pés a intensidade é maior.
  • momentos da aplicação: pacientes em período pré-menstrual ou ansiosas podem ter maior sensibilidade dolorosa.
  • material utilizado: o uso da técnica de micro espuma apresenta menos dor à injeção do que a glicose hipertônica.

ESCLEROTERAPIA A LASER

Consiste no disparo do Laser através da pele promovendo a destruição da varicosidade pela dissipação de calor intenso, localizado e seletivo (fototermólise).

Escleroterapia a Laser

Quando pode ser utilizado o laser?

O laser pode ser utilizado em praticamente todos os locais e apresenta a vantagem de não ser invasivo (não necessita de utilizar agulhas). O local mais indicado, entretanto, é na face, nariz e em pés (aonde a aplicação pode ser mais dolorosa). Para vasos com maior calibre recomenda-se o uso de escleroterapia convencional.